sábado, 17 de agosto de 2013

Deu na mídia: “Alunos interditam Augusto Montenegro ao exigirem limpeza na escola”

Estudantes da Escola Estadual Raymundo Martins Vianna interditaram um sentido da rodovia Augusto Montenegro, na manhã de ontem, em protesto contra a sujeira acumulada na unidade de ensino. Pais e professores também participaram do ato que demorou cerca de uma hora, mas tempo suficiente para causar um congestionamento longo no sentido Entroncamento-Icoaraci. Enquanto os estudantes protestavam com cartazes nas mãos, a Polícia Militar e agentes da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) tentavam ordenar o trânsito que já estava lento por causa da interdição da rodovia Mário Covas durante uma reintegração de posse.
As aulas não foram retomadas completamente por conta do problema que seria em decorrência de dificuldades financeiras da empresa terceirizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a BRS, que supostamente repassou a responsabilidade desses contratempos ao órgão como informaram os manifestantes.
O pai de uma aluna, o professor Ribamar de Oliveira, disse que a filha reclamava muito da sujeira que impediu que a escola funcionasse adequadamente. Professores e outros funcionários faziam a limpeza por conta própria ou faziam coletas para resolver o problema. “Eu entrei lá e está imunda mesmo. Mas aí com o protesto apareceu um funcionário da Seduc que fez uma reunião com os alunos e vamos esperar para ver se resolve. O que sabemos é que a Seduc está em dívidas com a empresa terceirizada da limpeza há três meses”, disse.Um estudante que não quis se identificar disse que a limpeza não é o único problema da escola. “A insegurança é demais. De vez em quando tem assaltos por aqui e a gente fica com medo de sair. Eu estudo de manhã, mas e quem estuda à tarde?
E essa sujeira não dá. Nem conseguimos sentar nas cadeiras por tanta sujeira. Tem lixo em sacos que estão até hoje esperando coleta e não são levados para fora. Nós, alunos e alguns professores é que estamos cuidando, mas não está dando. Como pode a Seduc não pagar a empresa que limpa há três meses? Depois reclamam que protestamos”, criticou.Em nota, a assessoria de comunicação da Seduc informou que não há pendências de pagamento junto a empresa terceirizada BRS, que é a responsável pelo serviço de limpeza da escola estadual Raymundo Martins Vianna.
A empresa, que informou ter dificuldades financeiras internas, já foi acionada pela Secretaria para que os serviços retornem à normalidade. A Seduc informa, ainda, que as aulas serão retomadas na unidade de ensino hoje. E por mais que a empresa tenha dificuldades financeiras, não pode deixar de prestar o serviço.
Fonte:sintepp.org.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário